website creation software

Projeto Sonhando Alto

Projeto Sonhando Alto V 

Notícias

HISTÓRIA

Breve Histórico do Basquete Araraquara

O basquete araraquarense possui uma ampla história, vindo desde os anos 80 e 90 com o Clube 22 de Agosto representando a cidade nos principais campeonatos do estado.

No entanto, o Araraquara Basquete surgiu em 1994, com a criação da Associação Araraquarense de Basquetebol em parceria com a Universidade de Araraquara (UNIARA). Depois do vice-campeonato na divisão de acesso em 98, a equipe debutou na elite do Estadual no ano de 1999, tendo seu melhor momento no começo dos anos 2000. Com o nome fantasia de Uniara/Araraquara, foi duas vezes seguidas vice-campeão paulista (2001 e 2002), perdendo para a equipe do COC/Ribeirão Preto nas duas ocasiões. No Nacional de 2002, após passar nas semifinais pelo então bi-campeão Vasco da Gama, a equipe se sagra vice-campeã brasileira perdendo a final para o Bauru. Além do Campeonato Nacional, participou da Nossa Liga de Basquetebol sendo vice-campeã brasileira novamente, perdendo para o Limeira. Depois disso, a Uniara deixou de patrocinar a equipe e o projeto do basquete correu risco de ser desativado.

Com o surgimento da Associação de Basquetebol de Araraquara em 1º de Agosto de 2008, o Araraquara Basquete manteve-se ativo. A equipe participou diretamente do surgimento da Liga Nacional de Basquete (NBB), sendo uma das equipes fundadoras e sob o patrocínio da Lupo, Unimed e Red Nose, participou das quatro primeiras edições (2008/09 - 2009/10 - 2010/11 - 2011-12). Chegou até a firmar uma parceria com o Palmeiras, porém, o adulto em alto rendimento teve uma pausa após a interdição do Ginásio Gigantão em 2012. Desde a temporada 2013 equipe não disputa os principais torneios adultos. Atualmente, a ABA trabalha com projetos de formação de atletas, projetos sociais como o Projeto Sonhando Alto e disputa campeonatos de base em várias categorias.

ABA - Associação sem fins lucrativos, criada em 01-08-2008 para que a modalidade Basquetebol mantenha suas atividades, após a saída do seu principal patrocinador, atualmente a ABA tem parceria com a Fundesport



(Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara) e Secretária de Esportes de Araraquara.

Depende diretamente dos patrocínios da iniciativa privada, interessada em criar um vínculo de afeto e carisma com seu público, investindo no bem-estar da sociedade.

Foi uma das entidades fundadoras da Liga Nacional de Basquete (NBB) onde disputou as quatro primeiras edições. Em Maio de 2011 a entidade em comunicado oficial recebeu o prêmio do Comite Olimpico Brasileiro, através do vice-presidente o Sr. André Gustavo Richer pelo bom trabalho realizado nas categorias de base e também na categoria adulta.

Com profissionais qualificados e metodologia moderna de ensino, com vários projetos sociais, vem anualmente obtendo resultados expressivos em diversos campeonatos. A ABA tem a visão de tornar o projeto basquete uma referência, promovendo os jovens e descobrindo talentos para o cenário esportivo, sendo assim, uma grande ferramenta de inclusão social e contribuindo para a construção de cidadãos.

Resultados acolhidos

Mais de 5.000 crianças, jovens e atletas já passaram pelo projeto.

- Crianças e jovens com princípios e valores estabelecidos;
- Crianças e jovens que respeitam o seu limite e o de seus companheiros;
- Crianças com olhar crítico para seus comportamentos e reações, minimizando o desrespeito entre todos e estabelecendo senso de justiça;
-Nível zero de evasão escolar;
-Aumento expressivo da auto-estima:
- Atletas das categorias de base hoje já compõem a equipe adulta;
- Atletas convocados para fazer parte da seleção brasileira de basquete;
- Equipes vitoriosas - campeã e vice-campeã em inúmeros campeonatos




- Famílias e atletas acreditando que é possível buscar caminhos íntegros e gloriosos, através do esporte.

Algumas conquistas do Basquete de Araraquara:

Campeão da Copa EPTV Globo ( 2001 e 2004 );

Campeão Jogos Regionais da 5ª Região ( mais de 20 vezes );

Campeão dos Jogos Abertos do Interior ( 2002 e 2003 );

Campeão do Torneio Inicio ( 2003 e 2004 );

Vice-Campeão da Nossa Liga de Basquete ( 2006 );

Vice-Campeão Brasileiro Adulto ( 2001 );

Vice-Campeão dos Jogos Abertos do Interior ( 2001, 2004, 2008 );

Vice-Campeão da Copa EPTV-Globo ( 2002 );

Bi-Campeão Estadual dos Jogos da Juventude ( 2009, 2011 )

Projetos Atuais



- Projeto Sonhando Alto ( através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte )

O Projeto Sonhando Alto é sucesso absoluto em Araraquara, onde está no seu ano VI:

Com o objetivo o desenvolvimento do desporto educacional, através da modalidade basquetebol, para alunos da rede pública e privada de ensino da cidade de Araraquara, com a formação de 7 (sete) centros de prática desportiva em ambiente escolar e público. Atender de forma complementar o maior número de crianças e adolescentes carentes e especiais (crianças com deficiência), dentro do limite estabelecido pelo projeto, proporcionar





uma iniciação esportiva sadia, desenvolver a socialização, o espírito de equipe, cooperação, abordando temas como a obesidade infantil, o combate às drogas e vícios sociais, a reeducação alimentar, questões de melhor nutrição, discussão em temas relacionados à saúde e ao bem estar, bem como abrangendo a inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento rural.

Projeto Basquete Araraquara – Categorias de Base (Formação)

Projeto com alunos/atletas até 19 anos, onde está em disputa neste ano de 2018, nas categorias Sub15, Sub16, Sub17 e Sub19, os seguintes campeonatos:

- Campeonato Paulista;

- Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva;

- Jogos Abertos do Interior, em São Bernardo do Campo;

- Jogos da Juventude Sub19;

- Liga Regional de Basquete da Região de Araraquara/Ribeirão Preto;

- Copa Revelar de Basquete;

- Copa Infantil (Sub16) da SELJ.

PÓLOS

Em breve todas as informações da Projeto Sonhando Alto V

Galeria de Imagens